quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Espírito da chuva: Ame-onna


(Desenho feito pela Italiana Sara Forlenza, site dela: http://www.saraforlenza.com/ e deviantart: http://forlenza80.deviantart.com/)

Ame-onna é uma entidade feminina que aparece durante as tempestades e as noites de chuva, e as histórias quanto à sua origem e às suas aparições variam de região para região.

Para alguns, a Ame-onna seria o próprio espírito da chuva, sendo assim uma yousei*. Na China, ela é chamada de Yao Ji, a Deusa da Montanha Wushan.

Uma antiga lenda chinesa conta que Yao Ji era a vigésima terceira filha da Rainha-Mãe do Oeste. Ela era inteligente, bondosa, de temperamento ativo. Não conseguindo mais suportar a pacata vida no palácio celestial, ela o deixou, voando pelos céus. Ela voou sobre milhares de montanhas e viu muitas cenas maravilhosas do mundo dos humanos. Mas quando ela chegou às neblinas que encobriam a Montanha Wushan, ela viu doze dragões causando problemas às pessoas e viu Yu, O Grande, tentando controlar as águas do Rio Amarelo, que estava inundando a região. Admirada pela determinação de Yu, Yao Jin decidiu ajudá-lo.

Do topo de uma nuvem, ela apontou para os dragões. Trovões começaram a ressoar, causando o tremor da terra e das montanhas. Quanto tudo se acalmou, os corpos dos doze dragões haviam se transformado em doze enormes montanhas. Yu subiu ou topo da Montanha Wushan para expressar sua gratidão para com Yao Ji, mas tudo o que ele viu foi uma singela pedra delgada, erguida em direção aos céus. A rocha ficou conhecida como o “Pico da Deusa”, e, desde então, contam que Yao Ji aparece pela manhã como nuvem e à noite como chuva naquela Montanha.

No Japão, dizem que a Ame-onna é uma yuurei**, sendo o espírito de uma mulher que perdeu seu filho em uma noite de chuva. Outros contam que é o espírito de uma mulher que seqüestra as crianças durante a noite.

Sua origem, de fato, não é importante. A verdade é que, por onde quer que ela passe, sempre começa a chover…
*Yousei: Figura feminina jovem, encantadora, atraente e sedutora, cheia energia e vitalidade.
**Yuurei: Fantasma.

3 comentários:

Andreia disse...

Sequestradoras de bebês são entidades sobrenaturais então? Olha, não vai dar ideia pra esse povo porque esse caô não cola não (kkkkk, eu tô brincando!).

Megurime Hinamori disse...

Muito bom seu blog,achei mesmo muito legal.visite o meu qualquer dia^^:
http://animmmeclub.blogspot.com

Ja estou te seguindo

André [Kuro No Shinigami BK - 201] disse...

Megurime, salvei nos favoritos pra ler no fim de semana ^^ (o link que mandou tá errado, tem um 'm' a mais)